segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NEM SÓ DO TAJ MAHAL VIVE A CIDADE DE AGRA


  A ÍNDIA é um destino  do qual se recebe muito mais do que se  pode imaginar em cores, exotismo, diversidade, cultura e sabores.  Uma viagem a este  país compensa  por uma infinidade de grandiosas atrações, pela imponência de seus monumentos, pela cultura e receptividade de seu povo e pelos estímulos sensoriais que só por si bastariam para tornar a jornada uma experiência fascinante. O que torna este país ainda mais maravilhoso é o deslumbramento de cada monumento visitado e a certeza   de  que o próximo   nos poderá  causar igual ou maior impacto. 
Foi o que aconteceu com o FORTE DE AGRA  O forte é uma cidadela construída na margem e numa curva do Rio Yamuna pelo imperador Akbar nos anos 1500.  Cercado por um fosso - como convinha a uma fortaleza - é de uma imponência tal que, de novo, arrebata o visitante, tanto por dentro como por fora.





Mais do que uma fortaleza, o monumento em arenito vermelho foi residência de três imperadores mogóis: Akbar, Shah Jahan, Aurangzeb, cada um deles expandindo-o com novas estruturas durante suas gestões.

  O  Khas Mahal  (  foi construído por Shah Jahan de 1631 a 1640 )   é o mais bonito palácio do complexo. É o próprio palácio do rei e das Mil e Uma Noites. Um belo pavilhão de mármore branco com arcos e pilares em estilo hindu e extensa obra ornamental nos pisos e tetos. 

Khas Mahal e o seu jardim persa




Nesta zona fica a Nagima Masjidmesquita em mármore branco que servia apenas às mulheres do harém




















Continua....................

3 comentários:

  1. Muitos parabéns, Isabel.
    Diria que a tua vida tem sido uma contínua reportagem. Adoro as fotos e os textos.
    Gostava de ser assim, uma rapariga organizada!
    E como está a "obra de arte" mais pequenina, que vos preenche a vida?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela!!! As fotos obrigam-me e ajudam-me a ser organizada!!
      A minha " obra de arte" está a crescer, lindoooo ( pelo menos para mim..) é bem esperto. Quando sorri aquece-me o coração...bjinhos

      Eliminar
  2. MAHAL não é coincidência o TASH-MAHAL é perto. Esta enorme e bela obra só não tem maior projeção porque o TASH-MAHAL seca tudo à sua volta. Quando falámos em ir à India a minha opinião era de que só valia a pena para ver o TASH-MAHAL, estava totalmente enganado.ZM

    ResponderEliminar