sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O PÁSSARO KIWI e a TAUTARA


O Apteryx, popularmente chamados  kiwi é um pássaro castanho, felpudo, incapaz de voar, nativo das florestas e selvas da Nova Zelândia. Nos últimos anos entrou em em extinção, principalmente devido à introdução de predadores, como cães, gatos, ratos, furões e doninhas que caçam e comem seus ovos. O kiwi é quase impotente contra essas ameaças exóticas e há muitas organizações com projetos de apoio para a conservação para tentar proteger a população dos kiwis restantes. 

FOTO TIRADA NUMA KIWI HOUSE- recriação de condições de vida destes passaro

Os primeiros mamíferos foram introduzidos na Nova Zelândia pelos Maoris. Estes, de origem polinésia, levaram o cão e o rato polinésio para a Nova Zelândia

Já no século XVIII, a colonização Inglesa na Nova Zelândia introduziu uma multiplicidade de espécies animais: bovinos, ovinos, coelhos, perus. os cervos da caça e  pequenos animais como o gato doméstico.
Existem muitas espécies diferentes de kiwis, mas todos eles só podem ser encontrados habitando as florestas da Nova Zelândia. Acredita-se que a incrível diversidade desta ilha é devido à sua separação precoce da Austrália e do resto dos continentes, há milhões de anos, por meio da movimentação da placa tectônica.

 O kiwi é a ave ícone nacional da Nova Zelândia. Na verdade, o povo nativo da Nova Zelândia, são muitas vezes também chamados de Kiwis. O kiwi também aparece em muitas bandeiras e símbolos ao longo das ilhas. Esse animal até inspirou o nome da fruta kiwi, por causa da casca peluda.


O kiwi tem duas características que o tornam único no mundo animal. A primeira característica é que ele é o único pássaro com narinas na extremidade do pico, que é muito longa, que está relacionado aos seus hábitos noturnos. Seus olhos são muito pequenos e à noite é guiado pelo cheiro, em vez de visão para encontrar alimento. O kiwi é onívoro, alimentando-se principalmente de minhocas e insetos que captura incorporação de seu longo bico no chão.

A segunda característica é que o kiwi é provavelmente a ave que põe um ovo maior em relação ao seu tamanho. Um kiwi adulto é do tamanho de uma galinha põe um ovo quase tão grande como o do avestruz. Quando o ovo é formado, ele ocupa um terço do corpo feminino, que neste período não pode comer por não tem espaço suficiente em seu corpo.
No Guinness World Records 2013 o kiwi-marrom-da-ilha-do-sul tem o título de maior ovo de ave em relação ao corpo, uma fêmea kiwi pesa 1,7kg e pôs um ovo de 406g, . Num humano corresponderia a uma mãe ter um bébé com 18 Kg...
Relaciona-se o kiwi com o avestruz e a ema, tornando o kiwi o menor membro desta família de pássaros . Como se fosse primos maiores, o kiwi é incapaz de voar devido à sua pequena envergadura e grande peso

 
A Tautara é  também um animal só encontrado na Nova Zelândia. É um réptil, cuja descendência vem de 225 milhões de anos atrás, ou seja, da época dos dinossauros. Por isso é considerada um "fóssil vivo". Não obstante, encontra-se protegida e corre risco de extinção, pois a total população estimada não chega às 100 mil criaturas. É muito vunerável a predadores, sendo a própria espécie um deles, onde machos adultos comem ovos e filhotes. Os ovos também são atacados por gaivotas e pássaros, e por eles se procriarem lentamente, o número que nasce é menor dos que morrem. Vivem cerca de 100 anos e têm o sangue frio. São encontradas principalmente em Ilhas pequenas nas baias de Nova Zelândia. O prato principal da Tautara são insetos e grilos.

1 comentário:

  1. É incrível como no ocidente se conhece o kiwi como uma planta quando na realidade a origem do nome é animal-kiwibird. ZM

    ResponderEliminar