sexta-feira, 29 de agosto de 2014

HOMER TUNNEL na MILFORD ROAD



Quando se atinge o ponto mais alto desta estrada, chega-se ao Homer Tunnel que levou quase 25 anos para ser construído, pois foi perfurado  mais de 1 km rocha  em condições terríveis.Este túnel  levou quase 4 decadas para sair do papel e  foi inaugurado em 1954 colocando Milford Sound definitivamente no mapa turístico da Nova Zelândia.
Com pouco mais de 1 km de comprimento, o Homer Tunnel é o segundo maior túnel rodoviário da Nova Zelândia e encontra-se numa área altamente suscetível a avalanches e não é nada incomum a estrada estar fechada por esse motivo o que explica também  porque sua construção levou tanto tempo. O facto é que é um túnel diferente de qualquer outro túnel pois  além de ter tecnicamente apenas uma faixa de rodagem, ele foi construído em declive. Na sua entrada na porção leste ele encontra-se a 1270 metros acima do nível do  mar e na saída na porção oeste ele encontra-se a 945 metros acima do nível do mar.


 



Esta zona do túnel é um tradicional ponto de paragem para fotos, e para  podermos apreciar as majestosas montanhas e cachoeiras em seu redor.








 Na descida já no lado de Milford, a beleza da paisagem não diminui, e um dos pontos mais interessantes chama-se Chasm. O Chasm é um pequeno parque cuja caminhada de ida e volta dura uns 20 minutos, e cruza o Rio Cleddau. O interessante é que a força da água torneou as pedras desenhando formas muito interessantes, e ainda por cima cavou furos nas pedras, onde cachoeiras inteiras desaparecem no subsolo, para reaparecer mais adiante. Realmente muito interessante e bonito. Logo de seguida chega-se a Milford.

Sem comentários:

Enviar um comentário