sábado, 25 de maio de 2013

TRIBO MASAI - O GADO QUE CAÍU DO CÉU E DE CUJO SANGUE SE ALIMENTAM

Os MASAIS acreditam que durante a criação da terra, o Deus da chuva, NGAI, confiou-lhes todo o gado. Baseados nessa crença, todo gado do mundo pertence a eles e constitui o seu bem mais precioso. Por esse motivo, muitas vezes entram em guerra com criadores não Masais, invadindo suas terras e apoderando-se de bois e vacas.

Na realidade os seus ancestrais vieram do Egito conduzindo lentamente o gado e foram se misturando com o povo negro do alto Nilo e leste da África



O alimento comum dos MASAIS é leite, carne e sangue que retiram do gado vivo.O leite é armazenado em cuias que são lavadas com urina de gado.

Para retirar o sangue sem sacrificar o boi, amarram um torniquete no pescoço comprimindo a veia jugular para que ela fique em evidência. Com uma pequena lança, o líder deve perfurar a veia e coletar o jato de sangue numa vasilha especial de madeira. Solto o torniquete, o sangramento é estancado e a ferida tratada com esterco.
Devido a esta dieta rica em proteína, os MASAIS possuem uma envergadura fora dos padrões africanos. Homens e mulheres são altos, esguios e fortes..



A circuncisão é realizada nos meninos (que são proibidos de fazer qualquer ruído durante a cerimônia) e a clitoridectomia(remoção do clitóris) nas mulheres durante a puberdade. As mulheres mais velhas operam as garotas. O governo queniano e ONGs estão tentando acabar com a clitoridectomia. 

Senti uma imensa tristeza ao olhar para esta menina..há certas tradições culturais que são muito difíceis de aceitar...nem o seu sorriso  rasgado e o brilho  tão doce do seu olhar conseguiu minimizar a minha angustia...

3 comentários:

  1. Foram extremamente simpáticos conosco e mostraram-nos o essencial do seu modo de vida. Faz impressão o pouco de que precisam para viver...felizes? ZM

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, O sangue é coletado e ingerido pelo líder mais como um ritual arcaico e um sacrifício e até com certa repulsa, como pude observar em alguns documentários em vídeos. Desculpe a franqueza, mas os povos que realmente se desenvolveram culturalmente foram os que se estabeleceram em suas terras, e viveram de seu cultivo de milho, batatas entre os Mais e Incas, e de cereais como o trigo e arroz entre os antigos habitantes da Europa e Asia. Os demais , os nômades, permaneceram em seu estado tribal arcaico com seus costumes selvagens e, convenhamos, um tanto aberrantes.

    ResponderEliminar