domingo, 13 de janeiro de 2013

TEMPLO DO BUDA DE OURO - WAT TRAIMIT


No interior do templo de Wat Traimit, um templo bem modesto comparado com todos os outros, vimos   a maior estátua de Buda feita em ouro  maciço do mundo, com 4,5 metros de altura e 5,5 toneladas e é proveniente da antiga capital da Tailândia, a cidade de Ayutthaya.














A tradição conta que o Buda de Ouro foi construído durante o séc. XIII e que foi posteriormente coberto de gesso, provavelmente para dissuadir os saqueadores da tentação de  o roubar. Essa cobertura de gesso foi tão bem feita que, com o passar do tempo, o tesouro que havia por baixo dela foi esquecido, fazendo que o Buda de Ouro permanecesse oculto por vários séculos.
Em 1930, o templo que alojava esse Buda teve de ser derrubado e a figura do Buda foi transferida para outro templo. Mas foi só em 1955, quando a estátua foi novamente transportada para o templo onde permanece até os dias de hoje, que a natureza surpreendente deste Buda foi redescoberta. Durante o transporte, uma parte do gesso caiu, deixando à mostra uma faixa de ouro. 

1 comentário:

  1. Não é fácil comentar mas este parque exibe uma serenidade, um estar na natureza indiscritíveis.

    ResponderEliminar