sábado, 7 de julho de 2012

ILHA DE PÁSCOA - VULCÃO RANO KAU

Situado a sudoeste da ilha, esse vulcão teve sua última erupção há cerca de 150.000 a 210.000 anos. Os ataques do oceano Pacífico entalharam altas falésias, transformando o vulcão numa espécie de cidadela.



 Pode-se subir ao topo onde se avista uma imensa cratera de 1,6 km de diâmetro . A cavidade foi preenchida pela água da chuva, que formou lagoas rodeadas por plantas que só ali existem.


Na base do vulcão pode-se chegar a arribas sobre o Pacífico, percorrendo um "sandero"..

Vista aérea do vulcão ( foto cedida pelo guia)



1 comentário:

  1. Em conversa com a Isabel, ontem, lembrei-me de apenas uma explicação para o que aqui aconteceu e que parece ter alguma lógica, pelo menos à primeira vista. Já li as mais variadas explicações para este fenómeno mas não me convenceram, a saber:Era um povo que vivia uma vida paradisíaca e para se entreter e ver qual o clan mais poderoso construiam os moas, para isso exploraram a terra de tal modo que esta se tornou estéril; foram exterminados pelos invasores pois não tinham capacidade de defesa e a última- foram invadidos por grandes ratazanas que destruiram todas as culturas.Como ia dizendo, para mim a hipótese mais plausível é um tsunami que matou a maior parte da população.ZM

    ResponderEliminar