sexta-feira, 13 de julho de 2012

ILHA DE PÁSCOA - RANO RARAKU


Rano Raraku é uma cratera vulcânica formada de cinzas vulcânicas ou tufo localizada na parte baixa de Terevaka, no Parque Nacional Rapa Nui, na Ilha de Páscoa. Foi a principal pedreira da Ilha, por 500 anos até o começo do século XVIII, e onde foi esculpida a maior parte dos famosos moais da ilha.
Ao longe observa-se o perfil da cratera Rano Raraku 


Subindo a cratera
Saindo da grande cratera, com cerca de 550 metros de diâmetro, é possível observar restos de estradas que irradiam-se para o norte, sul e oeste até a costa da Ilha. Espalhadas pelas estradas existem muitas estátuas, dispostas de maneira irregular, como se tivessem sido abandonadas durante o transporte.



A sensação que se tem é que os moais "crescem como cogumelos"...




Ainda em fase de construção ( abandonada...) este seria o maior Moai  da ilha



Vamos, então, sair desta zona fabril de Moais  e o próximo destino é a visão do Umbigo do Mundo...



3 comentários:

  1. Parecem um rebanho. Que terá acontecido para todas estas estátuas ficarem aqui parecendo abandonadas? É um verdadeiro enigma e parece-me difícil que deixe de sê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade a construção dos MOAI foi abandonada em torno de 1680, quando ocorreu uma mudança metereologica na ilha e as descargas eletricas deixaram de ser intensas. Dai para frente os habitantes da ilha se dedicaram ao culto do Homem -Passaro e abandonaram a construção e transporte das estatuas ! Hoje, praticamente, não existem raios na ilha mas a lingua pascoense registra enorme quantidade de termos para designar raios, trovões e outros fenomenos associados às descragas elétricas atmosféricas.
      Atenciosamente,

      Francisco Peres Soares (autor do livro: Os para Raios de Pedra da Ilha de Pascoa . EDFUMA/1994)
      fone Brasil (98) 9971 1027/ e-mail : franciscoperessoares@gmail.com

      Eliminar
  2. Obrigada pela informação!!!!!!!!!!!!!! Tenho uma grande atracção pela história desta ilha e seus mistério! Obrigada!!

    ResponderEliminar