quinta-feira, 21 de maio de 2015

A MAIOR DUNA DA EUROPA - DUNE DU PILAT

Situada em Landes de Gascogne, à entrada da famosa bacia de Arcachon, frente à ponta do Cabo Ferret, no departamento de Gironde, a duna de Pilat (ou Pyla) é a duna mais alta da Europa.

Classificada como “grande local  de interesse nacional”, em 1978, oferece no seu cume um panorama excepcional sobre o oceano, o mar interior constituído pela bacia de Arcachon, os canais, o Cabo Ferret, as ilhas, o Banco de Arguine a magnífica floresta do litoral.



A duna de Pilat (do gascon “pilhar”, que significa monte, montículo) é uma formação relativamente recente, apesar do nome “Pilat” figurar já nos mapas de Claude Masse (1708) e de César François Cassini de Thury(1786). Em 1855, a sua altura era de 35 metros.



A duna atinge hoje dimensões excepcionais: 2,7 km de norte a sul, e 500 m de este a oeste. Possui 60 milhões cúbicos de areia, depositados pelos ventos. A sua altitude varia entre 100 e 117 metros acima do nível do mar. Oferece uma inclinação mais acentuada do lado litoral do que do lado do oceano (Atlântico). Desloca-se entre um a cinco metros por ano para este, cobre algumas construções (casas, estradas), engole várias fortificações de betão construídas durante a edificação do Muro do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial, e submerge progressivamente a floresta de pinheiros.

1 comentário:

  1. Esta duna é verdadeiramente surpreendente, sobretudo pelo seu tamanho. Num local desprotegido em termos de montanhas não é previsível encontrar uma montanha de areia solta desta altura, cerca de 35 metros de areia completamente solta.
    Trata-se de um local turístico bastante visitado devido à surpreendente altura desprotegida, parece que esse fenómeno se deve ao redemoinho dos ventos apenas. ZM

    ResponderEliminar