terça-feira, 13 de janeiro de 2015

NO FIM DO MUNDO - CABO HORN

Cada um tem no seu imaginário uma ideia própria do que pode ser considerado o "fim do mundo" – um lugar isolado, cenário inóspito, com o horizonte vazio –, mas esta definição já foi atribuída a uma região no sul da América Latina: o Cabo Horn.



 Situado no Estreito de Drake na Terra do Fogo, em território chileno, o local é o ponto de encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico. É o último pedaço de terra habitado no extremo sul antes de chegar a Antártida (com excepção de suas bases de pesquisa), ou seja, o lugar mais austral da América.
Além de ter sido declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, o Cabo Horn cultiva um mito por ser também um local de difícil acesso. Desde 1616, quando foi descoberto, é uma rota de navegação importante para as embarcações que navegam entre os dois oceanos, mas extremamente perigosa. Os ventos ali podem chegar até 200km/h e derrubar até o navio mais bem equipado – não é a toa que em suas imediações há mais de 100 embarcações naufragadas.



O  nosso navio tinha  partido de Ushuaia (Argentina)  e o ponto alto deste passeio é mesmo o Cabo Horn, onde se sente a emoção de estar em alto mar e num lugar especial...
O desembarque no local só é feito se a velocidade do vento não ultrapassar os 60km/h.  Nunca há a certeza de conseguirmos desembarcar e tive medo de ver goradas as nossas expectativas... Numa madrugada com ventos de 120km/h, dá para sentir algo semelhante à adrenalina que algum navegador de outro século experimentou quando passou por lá. Não se vê o céu, o vento toma forma de nuvem e ganha cor branca de tão espesso que fica ao se misturar com a chuva e a neve e o balanço do mar faz chocalhar tudo o que está na sua cabine .....Tinhamos sido avisados para esta situação..mas a sorte estava do nosso lado...íamos mesmo desembarcar!!!!!!!!!!!!

1 comentário:

  1. Maravilha de fotos de um lugar que nunca esquecerei. Obrigado por partilhar
    Jorge

    ResponderEliminar