terça-feira, 22 de abril de 2014

AYERS ROCK - NO DESERTO VERMELHO AUSTRALIANO

No meio da enorme planície do deserto vermelho australiano (“The Red Centre”), uma pedra surge  do nada, imensa, alaranjada, de uma simetria incrível, meio mágica, meio misteriosa. Inicialmente batizada pelos ingleses de Ayers Rock,  agora é oficialmente conhecida por Uluru. Em 1985 foi formalmente devolvida pelos australianos aos aborígenes locais, os anangus, e posteriormente arrendada ao governo australiano por 99 anos!



A formação rochosa,  um monólito, fica a 450 quilômetros de distância da cidade mais próxima, Alice Springs, numa região administrativa conhecida como Yulara,e faz parte do Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, considerado Patrimônio da Humanidade pela ONU (World Heritage Site).
 Ayers Rock Resort,um complexo turistico, foi construido para explorar o Uluru, assim como a vizinha Kata Tjuta, de nome britânico “Olgas”, uma outra formação rochosa única.

O Ayers Rock Resort conta com um aeroporto, meia dúzia de hotéis, um acampamento, restaurantes, algumas lojinhas e um supermercado. Todo este complexo está distribuído numa linha circular. Existem entre os hoteis, além de um bus shuttle, caminhos pedonais através da terra vermelha da zona.

Apesar de cansados devido ao muito calor húmido ( 37ªC) que se fazia sentir, atacados por centenas de moscas que não mordendo incomodavam muito, percorremos alguns desse caminhos encantados com as cores da natureza..



1 comentário:

  1. Esta zona desértica, uma espécie de centro geodésico da Austrália, está transformada em zona turística graças à grande pedra encarnada aqui existente. Não tem outros argumentos alem da cor e tamanho mas são suficientes para muitos resorts abrirem aqui e terem construído um aeroporto que começou a funcionar recentemente.

    ResponderEliminar