quinta-feira, 3 de abril de 2014

A GRANDE BARREIRA DE CORAL

Foi a maior desilusão que tivemos em toda a viagem..levantámo-nos muito cedo para irmos para o barco que nos levaria até uma ilha onde poderíamos explorar os corais e toda a vida submarina que eles albergam.
A expectativa era grande influenciados pelo que já conhecíamos das Maldivas e pelos inúmeros documentários visionados na TV..
Avisaram-nos que havia uma grande agitação marítima..por mim ok, mas meu marido não se dá nada bem com esta situação.




Grande Barreira de Coral australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.300 quilômetros de comprimento, com largura variando de 20 km a 240 km.
A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos.











Cairns é a cidade onde a Grande Barreira de Corais se  encontra mais perto da costa,
Levámos 3h até chegar a uma ilha de areia muito branca, povoada por imensos pássaros.
Fomos até à ilha, mas o vento era imenso e areia que se levantava era bastante incomodativa. Ainda mergulhei para fazer snorkeling mas não se distinguia quase nada devido à agitação, além de que não tinha vestido o fato de mergulho desvalorizando a existência das medusas (águas vivas, alforrecas) pois estava habituada a vê-las e a nadar entre elas na minha praia de eleição - a Tróia.
Só que aqui as medusas ( jellyfish) são muito pequenas e o seu veneno mata...e vários turistas já morreram este ano ( soube depois...)
Resolvemos então andar de semi submarino ( barco com casco fundo e em vidro) para apreciarmos os corais

Vimos imensos e de várias espécies mas como não havia sol  não pudemos apreciar as cores que eles têm...foi uma frustração...











Regressámos ao fim do dia..

2 comentários:

  1. Estão lindas, lindas, lindas as fotos :D

    ResponderEliminar
  2. Para mim a grande barreira de coral era o monumento natural equivalente ao artificial (construído pelo homem) a grande muralha da China. Foi uma enorme desilusão pois alem de nada de grande interesse ter visto nunca tinha vomitado tanto em tão pouco tempo. Ainda com a agravante de a ilha para onde nos dirigiram nem sequer dispõr de espaço para nos deitarmos, estava ocupada por uns pássaros pretos semelhantes a melros.ZM

    ResponderEliminar