

Chiang Kai-shek foi um estadista e lider chinês que d
urante a Guerra Civil Chinesa (1926-1949), tentou erradicar os comunistas chineses, mas ao falhar nessa tentativa, foi forçado a refugiar-se em Taiwan (Formosa) e fundou a República da China, da qual foi presidente até à morte. Adoptou medidas como educação em massa, reforma agrária e desenvolvimento da indústria.
O seu memorial é um dos edifícios mais emblemático de Taipé e de visita obrigatória Os quatro lados da estrutura são semelhantes às pirâmides do Egipto. O material é mármore branco. Os telhados estão decorados com vidro azul profundo devido em parte à reflexão da luz do sol e do céu azul o que adiciona um toque de grandeza.

A entrada no Memorial faz-se pela base por umas portas monumentais que dão acesso a salas onde se podem ver objectos pessoais e a réplica do gabinete de trabalho do estadista.

Através de um elevador chegamos à zona superior onde se encontra uma estátua e os restos mortais de Chiang

Da varanda podemos ver o jardim plantado com flores vermelhas. Como um todo, as cores azul, branco e vermelho expressam a bandeira nacional e o espírito de liberdade, igualdade e fraternidade
Os edificios que se vêem de cada lado da zona central do jardim são o National Concert Hall na esquerda e à direita o Teatro Nacional