quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

BANGKOK: YIN - YANG

O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, actividade, e penetração.
A alternância destas duas forças primordiais  "dia e noite", "bem e mal", "movimento e repouso", "luminoso e obscuro", "masculino e feminino", "positivo e negativo", "yin-yang" é  a definição de Bangkok.  Acontece nas casas palafitas, na casas esquisitas, nas lojas e templos, nas ruas, nos carros, nas motos e nas pessoas convivendo ora num caos absoluto nas ruas, ora na serenidade do rio Chao Phraya


  Esses contrastes, essa co-existência harmônica, enfim, o verdadeiro espírito yin-yang, aplicam-se plenamente à cultura secular e à modernidade, harmonia tão natural que só pode ser creditada a influências milenares históricas, étnicas, religiosas, mitológicas e artísticas. 

Bangkok ainda se revela zen: seu povo ainda tem gestos e jeitos, muitos sorrisos impensáveis em qualquer outra cidade do mundo. Persiste o optimismo, a serenidade, a delicadeza, o sorriso  diante de situações desagradáveis (como o terrível trânsito da cidade, por exemplo) e criatividade na adaptação a ele. Mesmo diante do trânsito mais terrível a maioria dos tailandeses não buzina. Milhares de motos e tuk-tuks movimentam-se velozmente, enfiam-se em qualquer buraco, cumprimentam-se, sorriem e  não buzinam!   E como os tailandeses sobrevivem a esse caos no trânsito sem se stressarem tanto, pelo menos não na mesma proporção dos turistas ocidentais? O budismo, dirão eles mesmos, é a razão desta serenidade! E como a moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e a moderação, o treinamento mental foca-se na disciplina moral (sila), na concentração meditativa (samadhi) e na sabedoria (prajña)..



BANGKOK tem ruas com cheiros de várias tonalidades. Dos mais subtis aos mais acres.  Tem vendedores de rua que oferecem comida misteriosa, espetidas com carnes estranhas ( não parecem insectos ), massas e refogados desconhecidos, fumegantes, borbulhantes.  Tem tubos de escape soltando fumo...muito fumo, tem humidade...muita humidade, tem calor..muito calor!!!!!! Tem o calor humano e do ambiente.   Tem um rio com água marrom, no qual boiam algas, algum lixo e embarcações que carregam os discretos "thais" (locais) e espalhafatosos "farangs" (estrangeiros)
Mas também é uma cidade moderna com grandes arranha-céus e excelentes restaurantes e hotéis..

1 comentário:

  1. Principal atração de Bangkock-os seus templos de Buda. Há budas para todos os gostos, é assombroso. Acidade propriamente dita não é nada de especial.

    ResponderEliminar