sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PASSEANDO POR S. PETERSBURGO (1)

É normal dizer-se que o melhor deve ficar para o fim. Isto também deve valer para uma viagem. E logicamente vale para uma visita à Russia. São Petersburgo deve ser visitada no final do passeio, pois qualquer coisa em contrário seria um anticlímax. É uma cidade com tantos atrativos, catedrais, palácios, monumentos, museus, teatros e principalmente história tão rica, que não dá para negar sua posição de destaque, não somente em relação à Rússia, mas também entre outras grandes cidades do mundo.
Mesmo não sendo o principal atractivo cultural da cidade, a arquitetura da Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado (Tserkov Spasitelya Na Krovi) fascina qualquer pessoa.... Construída em fins do século 19, quando o país apresentava um grande impulso industrial e econômico, sua arquitectura em estilo russo medieval clássico, com torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas cruzes resplandecentes é de tirar o fôlego, e com toda razão transformou-se no endereço mais fotografado da cidade. Foi edificada no mesmo local onde o Czar Alexandre II foi assassinado em 1881, razão pela qual seu nome faz referência ao Sangue Derramado.



















O interior da catedral é decorado com mosaicos de mármore, cobrindo todas suas paredes e actualmente abriga um Museu



























Como foi construída nas margens do rio Neva, sobre centenas de ilhas de todos os tamanhos entrecortadas por canais, a cidade ganhou o apelido de Veneza do Báltico e é imprescindível fazer um passeio por esses canais




































O Cruzador Aurora, ao lado, ocupa um lugar de destaque na história russa. Transformado em museu permanentemente ancorado na margem norte do rio Neva, frente ao Hermitage, este cruzador construído entre 1897 e 1900 participou da guerra russo-japonesa de 1904, mas sua fama principal deve-se à honra de, em outubro de 1917, ter dado o primeiro tiro contra o Palácio de Inverno, sinalizando o início da revolução que iria derrubar o governo provisório e levar os comunistas ao poder.




1 comentário:

  1. S. PETERSBOURGO, ESTALINEGRADO, A MESMA FABULOSA CIDADE. cOM APENAS POUCO MAIS DE 300 ANOS É PARA MIM A MAIS BELA CIDADE EUROPEIA. ZM

    ResponderEliminar