terça-feira, 10 de março de 2015

NA "CASA" DO GIGANTE MILODON - CUEVA DEL MILODON

Partimos cedo de Puerto Natales para irmos visitar as célebres Torres del Paine. A primeira paragem foi na Cueva del Milodon..
Localizada a 24 Kms. ao norte de Puerto Natales, este Monumento Natural está formado por três cavernas e um conglomerado rochoso denominado "Silla del Diablo". 

A maior destas cavernas encontra-se a 150 metros sobre o nível do mar e suas dimensiones são: 30 metros de altura, 80 metros de frente e 200 metros de profundidade. 


O interesse científico do lugar está dado pelo achado, em 1896, de pele, ossos e outros restos de um animal extinto, o MILODON (Mylodon darwini), uma espécie de bicho preguiça gigante herbívoro, de 2,5 metros de altura e três toneladas, que vivia na Patagônia até que entrou em extinção, há uns 10 mil anos.




Em 1896, o francês Hermann Eberhard encontrou os primeiros indícios da existência do Mylodon na região, em forma de pedaços de pele e excrementos em excelente estado de conservação. Também foram encontrados vestígios de assentamento humanos, que utilizavam as covas como refúgios . Em homenagem ao Mylodon, a cova abriga uma impressionante réplica do animal em fibra de vidro.

1 comentário:

  1. O milodon não era dos maiores nem mais antigos dinossauros mas é estimulante encontrar o seu habitat. A caverna bastante grande, como já disse, faz lembrar o tecto de uma casa rústicada aldeia,
    A sua profundidade longitudinal era surpreendente e o tecto era baixo, o que permitia a seres de menos dimensão, como os humanos, esconderem-se melhor.ZM

    ResponderEliminar