quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DUBROVNIK - MOSTEIRO FRANCISCANO

Obra do século XIV este mosteiro foi severamente danificado pelo terramoto de 1667, embora o claustro e outros elementos ainda sejam românicos com elementos góticos. Tem uma bibioteca com cerca de 30 000 volumes, entre eles 22 incunábulos (primeiros livros impressos) e 1500 valiosos manuscritos. Das peças do museu que nele funciona destacam-se uma cruz dourada e um turíbulo (pequeno incensário) do século XV, um crucifixo de Jerusalém do século XVIII, . A igreja do mosteiro é das mais ricas da cidade.




Da igreja original só resta o magnífico pórtico, obra do final do século XV, de estilo gótico, mas com marcas do espírito renascentista. A igreja foi praticamente destruída pelo terramoto de 1667, tendo sido reconstruida em estilo barroco

1 comentário:

  1. Três observações:
    1-Reparem que o terramoto de Lisboa foi em 1755, cerca de 90 anos depois do que aqui é referido que tambem foi muito violento.
    2-Esta vista faz-me lembrar o Convento de Cristo em Tomar, igualmente belo e majestoso mas tão abandonado. Merece uma restauração a sério e ter mais visitantes.
    3.-Penso que Dubrovnick é a cidade mais emblemática da Croácia, está muito bem conservada. ZM

    ResponderEliminar