sexta-feira, 19 de julho de 2013

MODERNIDADE E TRADIÇÃO: HONG KONG

Em 2010 viajámos até ao Oriente mais uma vez. Partindo de Hong Kong fomos fazer um cruzeiro até ao Japão que finalizava  em Xangai. Foi uma grande e enriquecedora viagem...
Hong Kong é Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, onde se combina a cultura oriental com a ocidental.

 Em vez de permitir a ocupação dispersa do território, Hong Kong restringe drasticamente a ocupação do solo. Somente um quarto do espaço da ilha é habitado. Como resultado, a densidade demográfica na cidade é das mais altas do mundo. Chega a 44.700 habitantes por quilômetro quadrado, na Ilha de Kowloon.




















Ao restringir a extensão da cidade, Hong Kong não desperdiça recursos com saneamento, eletrificação e pavimentação de áreas distantes. Investe em dar maior eficiência à infraestrutura existente. Graças à grande concentração espacial, tudo em Hong Kong está perto para todos – inclusive o contacto com a natureza. A cidade é rodeada por parques e reservas naturais, que correspondem a 38% de sua área total. “Qualquer morador chega à praia ou a um parque em menos de 20 minutos”
Depois de horas..muitas horas de avião atravessámos várias ilhas, baias ruas cheias de movimento, construções altissimas e..calor..muito calor húmido. Estávamos em Hong Kong..Rendida pelo sono e cansaço ainda tirei umas fotos no cais onde o paquete estava ancorado..

1 comentário:

  1. A densidade populacional é impressionante em Hong-Kong, recordo-me de ouvir dizer que era a maior do mundo e acredito. Apesar disso parece que está tudo no lugar, as pessoas não se atropelam, os transportes são normais, tudo funciona razoàvelmente portanto.ZM

    ResponderEliminar