domingo, 3 de fevereiro de 2013

A ARTÍSTICA DANÇA TAILANDESA

A Tailândia é um país  contrastantes  com tradições antigas e exóticas que vão dos tranquilos templos budistas aos modernos centros urbanos, das praias de cinema às florestas tropicais, da luta Muay Thai, o boxe-arte marcial tailandesa, à Dança Clássica tailandesa. E nesta última está uma das mais notáveis manifestações culturais do país. DançaClássica, que surgiu na corte, onde movimento e dramaturgia se apoiam na mitologia e religião e a Dança Folclórica, incluindo as danças tribais, que revelam as diferentes características étnicas e artísticas de cada província – são os dois tipos de danças nacionais do país.



DESCREVER a dança clássica deste país não é fácil para um ocidental e é muito dificil  descrever com  justiça a beleza e complexidade, poesia, cor e a radiante simpatia das bailarinas. Há inúmeros “tipos” de Thai Dance, em tailandês - Fawn Thai – originalmente apresentadas na corte do antigo reino do Sião, todavia até hoje guardam a mesma importância e igualmente fazem parte de festejos reais. Ritmo e expressão, o fundamento dessa arte da dança e de movimentos suaves, delicados e com graça, mas igualmente com agilidade e concentração, cujo objetivo é conduzir dançarinos e espectadores ao Samadhi – o estado de êxtase atingido com a prática da meditação. A dança divide-se em dois estilos: Dança Clássica, que surgiu na corte, onde movimento e dramaturgia se apoiam na mitologia e religião e a Dança Folclórica, incluindo as danças tribais, que revelam as diferentes características étnicas e artísticas de cada província.
 OS músicos sempre ficam sentados em posição de lótus e o músico que toca o Ranad , uma espécie de xilofone, fica no centro e os demais ao seu redor. As vestimentas são extremamente coloridos, ricos, preciosos e detalhados, e variam de região para região. Ao longo do desenvolvimento da coreografia percebe-se precisão e uniformidadedos passos e movimentos de mãos, dedos e cabeça. A imponência e a grandiosidade da majestosa dança tailandesa está sempre presente. 



















Sem comentários:

Enviar um comentário