domingo, 9 de dezembro de 2012

RÚSSIA - O LAGO ONEGA


Quando voltámos ao barco para nos dirigirmos ao Lago Onega ainda fotografei uma "czarina" e seu acompanhante...parece que não gostou muito de ser fotografado, apesar de  estar vestido a preceito exactamente para ser fotografado..

lago Onega  é o segundo maior lago da Europa em extensão. A sua superfície é de 9 616 km², comprimento de 248 km (de norte a sul) e largura de 91,6 km. A superfície da água está a 33 m abaixo do nível do mar, e a sua profundidade máxima é de 127 m.
Em determinadas ocasiões parece que navegamos em alto mar ( calmo) pois não vimos as margens..

















Noutras ocasiões navegamos junto às margens ou ilhas e a observação do modo de vida dos habitantes foi para mim um passatempo indescritível..



Ao lago afluem dezenas de rios.
Assim, o lago está ligado indirectamente ao Mar Branco pelo Duína do Norte, ao Mar Cáspio e ao Mar Negro pelo Volga, e ao Mar Báltico pelo Svir. Todas estas vias fluviais permitem um tráfego importante na economia da Rússia.






Enquanto eu andava, de máquina fotográfica na mão, feita uma barata tonta de um lado para o outro do barcos, outros passageiros mais indiferentes à beleza do local cavaqueavam e quase que aposto que o tema seria  futebol ou politica...ou...mulheres.. quem sabe?....hmmm








Navegávamos para uma das centenas de ilhas e ilhotas, Kizhi  que contém um conjunto de igrejas em madeira (Kizhi Pogost) classificado pela UNESCO na lista de Património Mundial.










3 comentários:

  1. Uma viagem fascinante minha amiga. As fotos são lindas.

    ResponderEliminar
  2. Palavras para quê? Esperavam que a Rússia fosse tão bonita? Eu não.ZM

    ResponderEliminar