quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

IGREJAS DA ILHA DE KIZHI

O barco estava a atracar no cais da ilha










Finalmente poderíamos apreciar de perto estes monumentos que são Património da Humanidade....as igrejas da Transfiguração (1714), a da Intercessão (1694 – 1764) e a Torre de sino (de 1862 e reconstruída posteriormente em 1874).



Estas edificações são  impressionantes, com um aprimoramento que  se pode ser dizer único. Um serviço perfeito de marcenaria, sem a utilização de pregos ou parafusos. Sua decoração foi construída de maneira que encobrisse qualquer brecha impossibilitando infiltrações.




O material utilizado na construção das igrejas e na torre de sino foram imensas toras de pinheiros, colocadas na horizontal, e ajustadas ponta a ponta, depois cortadas e encaixadas. O que torna interessante este trabalho é quão árduo foi obter estes pinheiros, pois eles foram trazidos de uma ilha vizinha, em grandes quantidades. Isso constitui uma façanha de transporte, incrível para o século XVIII



As localizações das igrejas estão na parte sul da ilha, e esta é a direcção mais atrativa para uma visita.  A igreja da Transfiguração hoje está fechada para restauração, e tem previsão de abertura em 2014.


































No interior da Igreja de Inverno a decoração é feita com ícones de madeira. E um detalhe interessante: cada vez que ocorre uma visita de grupos de turistas alguns monges iniciam uma cantoria. Hinos são entoados na frente do altar com o objectivo de arrecadar dinheiro.
Neste video retirado do youtube pode-se ouvir ( e ver os ícones) um cântico entoado pelos monges











2 comentários:

  1. Como podem apreciar o aspeto da basílica de S.Basíluio, na praça Vermelha em Moscovo, multiplica-se por toda a Rússia graças à igreja ortodoxa.ZM

    ResponderEliminar
  2. Bem observado pelo comentador anterior.
    Não se pode dizer que estejamos perante a estória dos três porquinhos. Trata-se apenas de uma região que não será muito acussada por tempestades, (ventos fortes), mas apenas por nevões que, contidos pela madeira, formarão abrigos temporários, onde o calor humano peermite a sobrevivência.
    Deve ser muito giro, mas não será fácil a vida dessas gentes.
    Mais uma vez apreciei muito o vosso acervo fotográfico. Parabéns

    ResponderEliminar