sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NAVEGANDO NUM MAR DE GELO

Deixámos o glaciar Upsala e dirigiamo-nos para a Baia Onelli...era manhã cedo e enquanto navegávamos um vento bem frio cortava-nos a respiração.
Havia a hipótese de estarmos no interior do barco mas como poderíamos deixar de apreciar a belíssima paisagem?
Ficam algumas imagens tiradas neste percurso..


domingo, 23 de novembro de 2014

GLACIAR UPSALA

No dia seguinte a termos visitado o Perito Moreno fomos  fazer uma excursão muito recomendada  percorrendo o Braço Norte do Lago Argentino de barco. 
A navegação parte de Punta Bandera (50 km) e decorre entre grandes blocos até nos aproximarmos  do Glaciar Upsala, que com 10 km de largura é um dos maiores do parque. 





 Os seus campos de gelo cobrem uma extensão de 765 km². O glaciar possui uma extensão de 53,7 km, sendo o terceiro mais longo da América do Sul (após o Pio XI e o glaciar Viedma), e suas paredes alcançam a altura de 40 metros em média.
Flui desde o Campo de gelo do sul da Patagónia, o qual também dá origem ao Glaciar Perito Moreno que se encontra na mesma área, até ao Lago Argentino.



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

GLACIAR PERITO MORENO

 Finalmente íamos visitar  o Perito Moreno..a viagem tinha sido planeada pelo facto de termos visto fotografias belíssimas do local. A nossa curiosidade tinha sido espicaçada e a expectativa era enorme..Para mim era quase uma obsessão poder admirar aquele mar azul de gelo..

Todos os lagos e as geleiras do Parque Nacional são imperdíveis já que possuem uma beleza incomparável e características que os fazem especiais uns e outros. A mais conhecida e imponente das geleiras deste Parque é o Glaciar Moreno, que se expande sobre as águas do Braço Sul do Lago Argentino, com um frente de 5 quilometros e uma altura de mais de 60 metros sobre o nível da água.  Da geleira caem continuamente pedaços de gelo de diversos tamanhos, produzindo ruídos realmente atroadores e impressionantes.


O espectáculo é constante e deixa uma lembrança inesquecível o poder presenciar os despreendimentos de grandes blocos de gelo, o estrondo, as ondas que produzem e os azuis blocos derivando no lago.


domingo, 9 de novembro de 2014

EL CALAFATE e o LAGO ARGENTINO

Partimos de avião de Buenos Aires para El Calafate, pois seria desta pequena vila que íriamos visitar o Parque Nacional de Los Glaciares e o célebre Perto Moreno.

Ao pé do cerro homónimo e à beira do Lago Argentino encontra-se a pitoresca vila turística de El Calafate, localizada a 315 km de Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, no coração da Patagônia.



Recostada sobre a ladeira das mesetas que a rodeiam destacam suas edificações com tetos em duas águas, os bosques de lengas e ginjeiras e os coloridos rosais que dão um carácter particular a esta vila de 4.000 habitantes, cuja meta é fazer que nós, os visitante nos sintamos sinta como na nossa casa.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O TANGO...

Era impensável estar em Buenos Aires e não assistir a um espectáculo de dança de tango..Fomos jantar e assistir a um verdadeiro festival de sentimentos no " El Viejo Almacén" no bairro de San Telmo..imperdível!! Consegui tirar as fotos que aqui apresento e que andam espalhadas por todo o mundo num pps sobre tango..

tango é um tipo musical e uma dança a par. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficcionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".



A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e violão.Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o facto dos rostos virados, sem se fitarem.

Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

LA BOCA - ONDE NASCEU O TANGO..

La Boca é um bairro da cidade Buenos Aires que por sua localização próxima ao porto, foi habitada por muitos estrangeiros que chegavam pelo porto para trabalhar
 O bairro possui duas grandes atracções: O estádio do Boca Juniors (La Bombonera) , o time com maior quantidade de torcedores da Argentina e conhecido por serem absurdamente fanáticos por futebol, e o Caminito



 O Caminito tem uma característica peculiar: as casas são construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintados com muitas cores pois, quando os estrangeiros ( principalmente espanhóis e italianos)  construíam suas casas, usavam as tintas que sobravam dos navios do porto para as pintar..
Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, de grande valor cultural e turístico, O lugar adquiriu significado cultural devido a ter inspirado a música do famoso tango Caminito (1926), composta por Juan de Dios Filiberto



As casas de madeira e chapa cuja frente dá para o Caminito, respondem ao estilo do tradicional conventillo boquense, um tipo de vivenda popular precária a qual caracterizou o bairro desde suas origens a fins do século XIX, como centro de residência de imigrantes genoveses
 Ouve-se tango em todas as ruas e ninguém resiste a dar um pé de dança...