Olduvai- as plantas espinhosas à direita.. |
A garganta de Olduvai constitui um dos lugares mais importantes no leste da África . Esta zona é oficiosamente conhecida com o apelido de "berço da humanidade".
Actualmente, o governo tanzaniano prefere denominar o local com o seu nome original masai, "Oldupai", e assim se encontra escrito nos indicadores das estradas. O nome provém da abundância nesta zona da planta do mesmo nome, cuja principal característica é que retém água no seu interior, pelo que, quando este líquido escasseia, é mastigada por elefantes e masai.
Aqui foram encontrados os mais antigos fósseis da espécie humana, que datam de milhões de anos atrás. Denominados australopitecos , esses fósseis eram pequenos bípedes, com 1,20m, pesavam entre 25 e 50 quilos e tinham uma pequena caixa craniana. A postura vertical, a liberação das mãos para o manuseio e o estímulo cerebral forneceu à espécie bípede e, conseqüentemente, à evolução humana, o desenvolvimento das habilidades culturais.
A partir desses pequenos bípedes, conta a história que se sucederam os fósseis maiores, chamados australopitecos grandes ou parantropos, que possuíam o tamanho do homem de hoje e uma caixa craniana ligeiramente maior que também foram encontrados na Garganta de Olduvai
Por este motivo a Unesco considera este local o BERÇO DA HUMANIDADE
Australopitecus quer dizer aproximadamente homens da zona austral. Esta zona é cheia de especialidades: "arca de Noé" "Berço da humanidade" Há cada vez maior convicção que foi nesta zona que apareceram os primeiros humanoides e a Lucy não apareceu longe, na Etiopia. ZM
ResponderEliminar