Depois das visitas obrigatórias à Praça Vermelha e ao Kremlin, fomos passear por Moscovo e conhecer outros locais assinaláveis.parámos a apreciar o Mosteiro Donskoi onde está sepultado o escritor russo Alexandre Soljenitsyn, Prémio Nobel da Literatura de 1970.
Este mosteiro fica situado junto ao parque Gorki e ao célebre Lago dos cisnes. O lago tem este nome pois foi neste local que Tchaikovsky se inspirou qpara escrever essa maravilhos obra.
A catedral do Cristo Salvador é um marco na cidade, não só pela sua beleza, mas também pela sua história incomum.A igreja original que existia no local foi destruída pelos comunistas em dezembro de 1931. A intenção era construir no mesmo local um "Palácio dos Sovietes", com uma torre de 415 metros de altura coroada por uma estátua de Lênin. Mas o plano nunca saiu do papel.
Nos anos 80 surgiu o movimento para reconstrução da catedral e em 1994. O governo de Moscou, já depois do fim do comunismo, decidiu apoiar a ideia. A obra começou no início de 1995 e foi completada só no ano 2000.
O prédio principal da Universidade de Moscou é um arranha-céu com 240 metros. Foi concluído em 1953 e tem 36 andares.
Percorremos avenidas, jardins, monumentos...faltou conhecermos o teatro Bolshoi que estava tapado e em obras....
Conhecendo a ópera " O Lago dos Cisnes", sentimos-nos um pouco parte dela ao visitar este lago.
ResponderEliminarComo já mencionei noutro comentário, o insólito para um ocidental é que as catedrais não se destinam a albergar os fieis mas apenas a locais de exaltação do culto, a catedral de Cristo Salvador é bem o exemplo disso, não diuspõe de grande espaço interior.ZM