sábado, 28 de março de 2015

TORRES DEL PAINE - CHILE

Torres del Paine...um lugar apaixonante... Tudo gira em torno de uma imensa massa de montanhas que pode ser informalmente dividida em duas partes. De um lado, 'Los Cuernos' e seu incrível balet de formas e superfícies estratificadas. A nordeste, as famosas torres de granito que fazem a felicidade de escaladores de todo o mundo. Toda a cordilheira foi formada ao longo das últimas eras glaciais, esculpindo uma cadeia de picos independente dos Andes.


 À sua volta encontram-se geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de degelo com águas com matizes de azul, verde e cinza. Seu aspecto leitoso resulta da volumosa carga de minerais que vem sendo arrancada das encostas pelas gigantescas línguas de gelo ao longo de dezenas de milhares de anos. Lagos como Sarmiento, del Toro, Pehoé, Nordenskjod e Grey são frequentemente fustigados por violentas rajadas de vento, formando indescritíveis danças de spray d'água. 



 Entremeando essas formações existem vales, pradarias de vegetação baixa, repleta de plantas como o valente nire, e florestas andinas, por onde passeiam bandos de guanacos, pica-paus, raposas, nandus - um tipo de ema, condores, veados e pumas, os mais difíceis de se avistar.




Aoo longe avistámos pequenos pontos que quase pareciam formigas mas que afinal eram pessoas que passeavam nas linguas de terra no lago Grey....Também Quero!!!!!!! e lá fomos...

quinta-feira, 19 de março de 2015

A CAMINHO DAS TORRES DEL PAINE

 Torres del Paine distam de Puerto Natales onde estávamos, e que é a mais perto deste parque, 150 km..na altura a maior parte da estrada era de terra batida e não foi de maneira nenhuma uma viagem cómoda...mas se valeu a pena..sem duvida que Torres del Paine é um dos mais belos lugares da terra..
A primeira paragem  foi na Cueva de Milodon ( post anterior)
Antes de entrarmos no parque parámos num miradouro donde se avista os célebres Cuernos del Paine que apresentam cores diferentes conforme a incidência do sol. Foi a única vez que os conseguimos ver pois a neblina tapou-os...
À entrada do parque estavam 2 simpaticas raposas na esperança que alguém lhes desse de comer...sempre é mais fácil do que ir caçar. Pediram para não o fazermos pois as rapositas habituavam-se e no inverno quando o turismo é escasso elas iriam sofrer..obedeci...






Entrámos no parque e fiquei deslumbrada com os lagos, cachoeiras..tudo é maravilhoso...
Numa pequena ilha encontra-se um dos melhores hoteis do parque...

terça-feira, 10 de março de 2015

NA "CASA" DO GIGANTE MILODON - CUEVA DEL MILODON

Partimos cedo de Puerto Natales para irmos visitar as célebres Torres del Paine. A primeira paragem foi na Cueva del Milodon..
Localizada a 24 Kms. ao norte de Puerto Natales, este Monumento Natural está formado por três cavernas e um conglomerado rochoso denominado "Silla del Diablo". 

A maior destas cavernas encontra-se a 150 metros sobre o nível do mar e suas dimensiones são: 30 metros de altura, 80 metros de frente e 200 metros de profundidade. 


O interesse científico do lugar está dado pelo achado, em 1896, de pele, ossos e outros restos de um animal extinto, o MILODON (Mylodon darwini), uma espécie de bicho preguiça gigante herbívoro, de 2,5 metros de altura e três toneladas, que vivia na Patagônia até que entrou em extinção, há uns 10 mil anos.




Em 1896, o francês Hermann Eberhard encontrou os primeiros indícios da existência do Mylodon na região, em forma de pedaços de pele e excrementos em excelente estado de conservação. Também foram encontrados vestígios de assentamento humanos, que utilizavam as covas como refúgios . Em homenagem ao Mylodon, a cova abriga uma impressionante réplica do animal em fibra de vidro.

segunda-feira, 2 de março de 2015

PUERTO NATALES na PATAGÓNIA CHILENA

Partimos de madrugada de Punta Arenas num mini bus para a Puerto Natales "porta de entrada" de uma das maravilhas da natureza -As Torres del Paine.
Foram 250 km em que desfrutámos de uma bela paisagem e até visitámos mais uma colónia de pinguins.







Os cisnes de pescoço negro e as gaivotas deram-nos as boas-vindas no canal de água que mais parece um lago e que é a zona mais bonita desta pequena cidade que é um centro turístico e onde se faz criação de gado da região. 







Puerto Natales, a 247 kmde Punta Arenas,  localiza-se a nível do mar, nass margens do canal Señoret e de frente para a Cordilheira dos Andes. Foi fundada em 1911 e possui cerca de 16 mil habitantes.



.Percorremos uma boa parte da margem e até gostámos de ver barcos a serem consertados num pequeno estaleiro..acho que naquela pequena cidade tudo era bonito...