domingo, 28 de setembro de 2014

A LENDA DO MONTE COOK / AORAKI


O Mt Cook, a mais alta montanha da Nova Zelândia, ajudou Sir Edmund Hillary a desenvolver as suas capacidades na preparação para conquistar o Everest. De acordo com a lenda de Ngai Tahu, Aoraki e seus três irmãos eram filhos de Rakinui, o "Pai do Céu". Durante uma viagem marítima, a canoa virou-se num recife. Quando os irmãos subiram para cima da canoa, o vento sul congelante transformou-os em pedra. A canoa  transformou-se  em South Island (Ilha Sul); Aoraki e seus irmãos transformaram-se nos picos dos Southern Alps.
 No moderno posto de turismo deste parque temos acesso a todas informações, trilhos e suas dificuldades, passeios de hidroavião ( a partir dos lagos adjacentes). Não falta que fazer na zona e o nosso tempo aqui era tão pouco...ficou uma vontade enorme de lá voltar...
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MONTE COOK / AORAKI

Monte Cook/Aoraki - Mount Cook em inglês e Aoraki em maori, é uma montanha nos Alpes do Sul no centro da Ilha Sul, e a mais alta montanha da Nova Zelândia. Por ser uma zona lindíssima e Património da Unesco é um destino popular e para nós quase obrigatório pois ficava no caminho para a última cidade que íriamos visitar na Nova Zelândia - Christchurch.É também um destino favorito para os montanhistas aventureiros. O Glaciar Tasmânia e o Glaciar Hooker fluem nas suas encostas.




Os Alpes do Sul, onde fica o monte, são formados pela movimentação de placas tectônicas entre as placas do oceano Pacífico e Austrália-Índia ao longo da costa oeste. O monte continua subindo cerca de 7 mm a cada ano, mas as erosões em suas encostas dificultam o aumento da sua altura. O clima severo deve-se à localização do monte próximo ao paralelo 45ºS, caracterizado por fortes ventos

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A CAMINHO DO MONTE COOK

Mais uma vez madrugámos para  de autocarro nos dirigirmos para Christchurch. Íamos passar pelo monte mais alto da Nova Zelândia - o Monte Cook. Avisaram-nos que seria mais um percurso cénico fantástico...e foi...campos,lagos, montanhas, paisagens lindas e inesperadas e, muitas..muitas ovelhas....
 
















Parámos numa localidade e estivemos num café com um jardim muito florido e bem apelativo..

E continuámos o caminho por entre montes, vales e lagos...






sexta-feira, 12 de setembro de 2014

AS QUEDAS DE ÁGUA DE MILFORD SOUND


Antes da chegada dos europeus, toda esta região de fiordes era frequentemente visitada/explorada pelos maoris que se “aventuraram” pela região ao longo de gerações. Enquanto viveram por alí adquiriram um notável conhecimento do meio marinho local, incluindo padrões de marés e migração de peixes, cetáceos, aves e outros animais. E tinham alí uma importante fonte de alimentos.











Segundo a lenda de Tu-te-raki-whanoa da mitologia Maori,  Fiordlands foi esculpido com uma espécie de enxada (Te Hamo). Segundo esta lenda este Deus teria começado os trabalhos pelo sul, criando um litoral recortado e cheio de ilhas. Quando finalmente tinha domado a técnica, criou sua obra prima Piopiotahi (Milford Sound em Maori).
 



Milford Sound foi inicialmente ignorado pelos primeiros exploradores europeus a navegar nas águas da costa sudoeste da ilha sul. Na época eles acreditavam que com uma entrada tão estreita, estes fiordes não  levariam  a nenhum lugar relevante. O próprio James Cook ignorou Milford Sound exatamente por esse motivo. Estes primeiros exploradores também temiam  aventurarem-se muito perto das encostas íngremes, com receio de que as condições dos ventos mudassem impedindo a fuga e possivelmente lançando as embarcações contra as pedras.

 Todo o passeio de barco é memorável mas um dos pontos altos  são as 2 cachoeiras permanentes que caiem para dentro do fiorde com sol ou chuva. Lady Bowen Falls (162m) e Stirling Falls (155m). 
Em ambas cachoeiras, o comandante do barco aproxima bem a embarcação da cachoeira e quem quer pode literalmente tomar um banho com a névoa de agua gerada pela cachoeira e seu contato com as pedras e a superfície. Foi o meu caso como se pode ver neste pequeno video que filmei...

domingo, 7 de setembro de 2014

MILFORD SOUND

Poucos lugares na Nova Zelândia têm uma beleza natural tão exuberante e selvagem quanto a região Fiordlands National Park na costa sudoeste da ilha sul. E são justamente os fiordes que emprestam o nome à região  e os principais responsáveis pelo isolamento e beleza desta verdadeira maravilha da natureza que permanece praticamente intocada até os dias de hoje.










Tecnicamente, fiorde é um grande braço de mar que se expreme entre altas montanhas rochosas com encostas quase verticais e que invariavelmente têm sua origem associada ao período das grandes glaciações e à acção erosiva do gelo sobre as montanhas. No caso do Fiordlands, estes enormes paredões de pedra chegam a elevarem-se quase 1800 metros a partir do nível da zona de influencia das marés.




Vastos e imponentes, os fiordes neozelandeses recebem anualmente quase 1 milhão de visitantes. Destes, cerca de 90% visitam apenas a região do Milford Sound, o mais setentrional dos fiordes neozelandeses, o qual possui cerca de 16 km de extensão e ocupa menos de 2% da área total do parque.


É impensável estar neste paraíso e não o percorrer em toda a sua extensão num barco...foi o que fizemos...