domingo, 27 de julho de 2014

OVELHAS E O EXCESSO DE FLATULÊNCIA

A Nova Zelândia tem 40 milhões de ovelhas. São dez animais para cada habitante, ou seja a população deste pais  resume-se a :
Humanos: Aproximadamente 4.300.000 (8,5%)
Ovelhas: Aproximadamente 46.000.000 (91,5%)


É tanta ovelha que o governo chegou a cogitar em criar um imposto por flatulância animal, que é responsável por mais da metade dos gases que provocam efeito estufa no país.
Aliás são imensos os estudos e testes que se estão a fazer na Nova Zelândia para controlar este problema.








Transfiro a noticia sobre o assunto publicado no jornal O Globo:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/nova-zelandia-tenta-reduzir-gas-metano-em-flatulencia-de-ovelhas.html


03/05/2012 09h49 - Atualizado em 03/05/2012 09h49

Nova Zelândia tenta reduzir gás metano 

em flatulência de ovelhas

País investe R$ 77 milhões em pesquisas na área.
Animais são responsáveis por 18% das emissões de gases do efeito estufa.

Da AFP
2 comentários
Para reduzir as emissões de CO2 atribuídas ao gado, cientistas neozelandeses estudam uma maneira de purificar as flatulências das ovelhas, suprimindo o metano que os ovinos expelem para a atmosfera.
Os cientistas tentam principalmente compreender por que algumas espécies poluem mais do que outras e se alguns regimes alimentares são mais ecológicos.
"O aumento da atenção para a mudança climática e as novas tecnologias nos permitem esperar conseguir o que antes era impossível", explicou Peter Janssen do Centro de Pesquisas sobre o Gás com Efeito Estufa de origem agrícola.
Num laboratório de Palmerston North, na ilha do Norte do arquipélago neozelandês, os animais são fechados um por um, durante dois dias, em caixas herméticas onde há filtros que medem a frequência de suas flatulências e seus conteúdos.
Laboratório mede os gases emitidos pela flatulência das ovelhas (Foto: AFP/Neil Sands)Laboratório mede os gases emitidos pela flatulência das ovelhas (Foto: AFP/Neil Sands)
Os cientistas esperam, graças à genética, elaborar uma vacina que impedirá os ruminantes de gerar gás metano (CH4), uma hipótese possível dentro dos próximos 15 anos.
"Agora podemos identificar esses organismos e designá-los especificamente para trabalhar em vacinas a partir de moléculas inibidoras que atacam apenas os micróbios que produzem o metano", explicou Peter Janssen.
Os ruminantes digerem seus alimentos parcialmente, fazendo-os fermentar no estômago antes de devolvê-lo -- junto com uma importante quantidade de metano -- para poder mastigá-lo mais facilmente.
As Nações Unidas estimam que 18% das emissões com efeito estufa no mundo se devam aos animais de gado. Mas a proporção é claramente mais elevada -- da ordem de 50% -- na Nova Zelândia, onde pastam 35 milhões de ovelhas e oito milhões de vacas.
Investimento
O arquipélago investe 50 milhões de dólares neozelandeses (em torno de R$ 77 milhões) em um programa de redução das emissões poluentes de origem agrícola.
Os agricultores, antes alheios aos problemas ecológicos, agora estão associados a estes trabalhos.
Em 2003, o governo criou um imposto para favorecer a investigação científica, mas teve de voltar atrás ante a pressão dos agricultores denunciando "o imposto dos peidos" (apesar de 90% das emissões, na realidade, serem oriundas de arrotos).
"Nem mesmo o grande público havia compreendido. Na Nova Zelândia é provavelmente correto dizer que somos céticos em relação à mudança climática", admitiu Rick Pridmore, diretor de desenvolvimento sustentável da Federação de Produtores de Leite.
"Mas isso mudou nos últimos cinco anos. Acho que agora os agricultores chegaram a um acordo", acrescentou.
A vacina pesquisada poderá melhorar as capacidades digestivas dos animais, e reduzir assim suas rações alimentares.
O metano (CH4) é emitido pelas zonas úmidas, a extração do carvão, a indústria do gás e do petróleo, as flatulências dos ruminantes e a decomposição dos dejetos orgânicos nos lixões.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

CULTURA E HÁBITOS DOS MAORI

A cultura e hábitos Maoris são ricos e bastante interessantes, sendo eles portadores de extrema espiritualidade. Tudo presente na natureza é sagrado, representa deuses, e está vivo. Uma montanha, por exemplo, pode ser irmã de outra, e tudo o que existe possui um espírito chamado Mana, até mesmo objectos fabricados. Se a Mana for tocada por pessoas não autorizadas, pode ir embora e trazer desgraça para uma tribo. Até mesmo uma simples lagartixa, é considerada emissária do Deus Whiro, e pode sorrateiramente entrar em seu corpo para sugar sua energia vital.
Uma tradição muito interessante é o Hongi ,  o cumprimento oficial Maori. Toca-se o nariz da outra pessoa com o seu próprio. 


A Haka é um mantra de Guerra, em que uma dança é ensaiada para afugentar o inimigo, ou dizer que não esta com medo dele. Numa dança coordenada e palavras cadenciadas é cantada em tom forte, clama o inimigo para se aproximar, e encarar. A Haka diz algo que pode ser interpretada mais ou menos assim: "Venha para mim, olhe nos meus olhos, estou te esperando, não estou com medo de você". Expressões faciais, caretas, mostra de força dos músculos e movimentos com os braços, culminam com um passo a frente, com postura de quem está prestes a arremessar uma lança, e distende-se a língua completamente para fora de forma ameaçadora. Uns dizem que o significado da língua para fora é só para amedrontar, outros dizem que era um convite para o jantar, no qual o inimigo seria o prato principal. 



Marae é uma espécie de Templo e local de reunião para os Maoris. É um lugar sagrado, onde deve-se deixar os sapatos de fora, e entrar somente com permissão. O respeito e as cerimônias devem ser cumpridos à risca. Explicando melhor, um Marae é o ponto de encontro da comunidade, é a verdadeira casa de um Maori ondeMana está sempre presente. Lá celebra-se datas, festas, casamentos, funerais, além de reuniões dos chefes da aldeia. Tudo que é de importante para aquela comunidade, é decidido num Marae. Para um Pakeha ( convidado) entrar num Marae, é necessário primeiro passar por um cerimonial chamado te wero. Um membro do sexo masculino, fará uma performance da Haka, e em seguida colocará um objeto de desafio no chão. Enquanto espera do lado de fora, o visitante  expressará que veio com intenções de paz, e só então terá permissão para entrar. A entrada é sempre ornamentada com esculturas e belíssimos desenhos em madeira pintada de vermelho, representando as tribos e a espiritualidade e são características de todos os Maraes espalhados pela NZ.




Maoris são mestres nas artes, sendo a escultura em madeira o forte. A Arte Maori é muito desenvolvida e predominam desenhos geométricos com significados espirituais. A Dança e a Música Maori estão presentes o tempo todo, e canta-se (ou chora-se cantando) até mesmo em enterros. As músicas em geral contam a história de uma pessoa, ou de uma lenda, e são bonitas de ouvir. Em partes da Nova Zelândia onde há atividades termais, o Hangi, que é um prato típico feito a base de vegetais, é cozido no vapor. A Kumara, ou batata doce dos trópicos, foi trazida pelos Polinésios para a Nova Zelândia, tendo se adaptado muito bem na Ilha do Norte. A Kumara constitui um dos principais ingredientes dos pratos Maoris.. Objetos e amuletos sob a forma de pendentes, são muito usados pelos Maoris r. As Tatuagens para os Maoris têm um significado de status e da história da família e tribo. Tradicionalmente são feitas à partir da puberdade, feitas no rosto e principalmente no queixo de mulheres e no braço dos homens. Algumas outras partes do corpo também são tatuadas, mas em pequena escala. Atualmente tem diminuído no número de Maoris tatuados.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

TAMAKI MAORI VILLAGE - HAKA ( dança maori- videos)


Durante o jantar tipco nesta aldeia Maori assistimos a danças e cantares tradicionais do povo nativo da Nova Zelândia  - Haka

Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.
Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.
Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, nāo sendo este necessariamente capitāo da equipe. As palavras são utilizadas nāo só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrāo é o mesmo utilizado no curso de toda a exibiçāo, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.
Aqui ficam uns pequenos videos que filmei de algumas destas danças...a última é mais suave e considerada uma canção de amor, saudade e despedida..





sexta-feira, 18 de julho de 2014

OS MAORIS - POVO NATIVO DA NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia foi um dos últimos lugares da Terra a ser descoberto e colonizado.
Māoris são os tangata whenua, o povo nativo da Nova Zelândia. Eles chegaram aqui há mais de 1000 anos , vindos de Hawaiki sua terra natal mítica polinésia. Hoje os māoris compõem 14% da população e  a sua história, língua e tradições são fundamentais para a identidade da Nova Zelândia


Durante toda a viagem ouvimos o Te Reo Māori, o idioma maori  e até aprendemos alguns desses termos e frases como "kia ora" - olá! 
Fomos a uma aldeia Maori a TAMAKI MAORI VILLAGE e foi  a experiência cultural mais intensa que tivemos na Nova Zelândia, uma imersão completa na história dos Maoris. Foi uma recepção  interessantíssima, onde assistimos ao desafio dos guerreiros com seus gestos desaforados, a saudação tradicional Hongi, nariz com nariz, uma festa hangi confeccionada num forno subterrâneo de pedras quentes e um festival musical com canções e danças tradicionais.
THE WAKA (a viagem autocarro)  para “Tamaki Maori Village”, o guia que era um dos anfitriões Maori foi-nos dando instruções



TE WERO (O DESAFIO)- Ao chegarmos à aldeia ninguém pode  entrar na vila fortificada até que a Powhiri (boas-vindas formal) tenha sido executada. Ao entrarmos nesses lugares sagrados, é usual que a tribo anfitriã envie um desafio de paz. 
MARAE (THE VILLAGE) O “Karanga” ou chamado de boas-vindas, irá ecoar através do pátio, seguido da Powhiri (dança de boas- vindas). Nesa altura estamos aptos a pisar o solo da vila, onde o “Tangata Whenua” ou povo da terra nos dá as boas vindas.


WHARENUI (A CASA GRANDE) A partir da vila,  entramos na casa de reuniões. 
HANGI (FORNO DE TERRA) Chegou a hora do jantar – o tradicional HANGI, que esteve debaixo da terra sobre pedras quentes durante três ou quatro horas. Este é o antigo e tradicional método de cozimento dos Maori.
WHAREKAI (O SALÃO DE REFEIÇÕES) é a enorme  sala de jantar


POROPOROAKI (CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO)
A noite termina com a “Poroporoaki”, a cerimônia oficial de encerramento. Ouvimos waiata (canções) e whaikorero (discursos) e finalmente fomos levado num clima de alegria contagiante e divertidissimo de volta para o hotel
Uma noite que nunca irei esquecer!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

ROTORUA - OS JARDINS

Rotorua tem, além do seu lago e de zonas envolventes belissimas, espaço  belas avenidas e muitos jardins..


O jardim mais popular é o jardim do governador onde se situa, logicamente, a casa do governador e também o principal museu da cidade..
 As fumarolas e fenómenos geotérmicos estão presentes em toda a cidade e neste jardim há lagos a libertarem vapor..

A população de Rotorua esteve envolvida nas filmagens da célebre trilogia de " O SENHOR DOS ANÉIS" ( a cidade Hobbiton foi construida numa quinta bem perto de Rotorua). Em agradecimento foi erigido numa zona deste enorme jardim uma simbólica escultura

sexta-feira, 11 de julho de 2014

FENÓMENOS GEOTÉRMICOS EM ROTORUA


Rotorua é um lugar geotérmico por excelência, gêiseres, fumarolas, vapores e lama borbulhante. É imprescindível a visita aos campos térmicos apesar de  sermos envolvidos por um contundente cheiro de enxofre, dando a sensação de que  estamos noutro planeta.



Rotorua, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, no distrito de Bay of Plenty, é bastante conhecida por seus parques e atrações geotermais. Entre os mais conhecidos estão os parque Te Puia, Waimangu Volcanic Village e Waiotapu, todos com tours organizados disponíveis e boa sinalização. A intensa atividade de seus gêiseres e piscinas de água quente atraem milhares de turistas para a região, mas elas não são a única atração por aqui. Pesca, rafting, mountain biking, jetboats, trekkings e canoagem são outras opções 

Estas fotos foram tiradas no parque TE PUIA  ...por vezes é bom o cheiro não ser transmitido pela net...

A LAGOA AZUL

domingo, 6 de julho de 2014

ROTORUA- A MAIS GENUINA CIDADE DA NOVA ZELÂNDIA

Rotorua é talvez o lugar mais genuíno neozelandês, já que metade da população é Maori.


É conhecida por estar localizada numa área de muita actividade geo-termal. Tem muitos geysers (Pohutu geyser em Whakarewarewa com 20m), fumarolas, nascentes termais de água quente e lagoas da lama quente, localizadas na cidade e por esse motivo a cidade tem um odor característico devido à grande concentração de enxofre.


É uma pacata cidade  adormecida sobre um belo lago..ao longo desse lago há caminhos que nos permitem fazer belos passeios, descansar nas suas margens, ler sossegadamente...ADOREII!!!
Acho que nunca me cansaria daquele lago e  da cidade apesar do cheiro  característico..respira-se paz, tranquilidade e beleza nesta cidade...era talvez a cidade que eu escolheria para viver a minha velhice se não tivesse família e se tivesse coragem para mudar a vida...a empatia que senti por este local  não é fácil de explicar...


Lago Rotorua é o tema da musica Maori mais linda que ouvi durante nossa viagem ao país, podem perguntar a qualquer neozelandes se eles conhecem essa musica e eles vão dizer que SIM. A musica “Pokarekare Ana” conta a historia de amor entre Hinemoa and Tutanekai, um casal Maori de tribos diferentes que enfrentam suas familias e se unem para sempre (Romeu e Julieta ‘a la nova zelandia‘, mas com final feliz!)…

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A MÁGICA CAVERNA DOS PIRILAMPOS - WAITOMO GLOWWORM CAVES

Íamos para Rotorua de autocarro pois se o fizéssemos de avião perderíamos paisagens espectaculares. Estava programada uma visita a grutas...pensei várias vezes..rsrsrsr grutas linda há por todo o lado e em Portugal que belas  são..ma ok..vamos ver...

Parámos numa zona muito bonita ( que novidade..é tudo bonito neste país...) e até fomos tomar um café a um local que parecia coberto com velas..


Descemos então acompanhados às grutas e apreciámos as tradicionais estalactites e estalagmites. Continuámos a descer no meio da escuridão e aí fomos informados que teríamos que manter  silêncio absoluto e íamos dar uma volta de barco numa gruta especial - a gruta dos pirilampos..
E A MAGIA ACONTECEU!!!!!!!!!!!!
não consigo traduzir por palavras a emoção sentida..nem por fotos pois são proibidas e com razão...as fotos do interior das grutas que aqui apresento foram retiradas do site oficial destas grutas Waitomo


Estávamos debaixo de um  céu estrelado no fundo de uma gruta......

As luzes brilhantes e os fios frisados dependurados são obra do Arachnocampa luminosa, uma espécie de pirilampo que pode ser encontrado somente na Nova Zelândia. Em seu estágio larval, que pode durar de 6 a 12 meses, esses insetos tecem seus ninhos na abóbada natural rochosa, enquanto libertam longos fios de seda com gotas de muco, que servem como armadilha para suas presas.

Estes insectos escolhem as cavernas e florestas bem fechadas por dois motivos, uma é porque o vento externo poderia facilmente danificar o emaranhado de suas tênues e frágeis armadilhas. Outra é que em um ambiente mais escuro conseguem atrair mais presas para suas armadilha através de seu brilho bioluminescente, assim como uma luz de varanda ou uma lanterna atrai insetos na floresta.



As cavernas ficam especialmente fabulosas e brilhantes quando os vaga-lumes desprendem seu brilho mais intenso -como se fosse um mar de estrelas cintilantes- e isto coincide com o período em que estão mais famintos. 


Um local mágico.....