sexta-feira, 30 de maio de 2014

AUSTRÁLIA E OS ANIMAIS - FAUNA TIPICA DESTE PAÍS

fauna da Austrália agrupa uma enorme variedade de animais únicos: 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos peixes e insectos e 93% dos anfíbios que habitam o continente são endémicos da Austrália  . Este alto nível de endemismo pode ser atribuído ao isolamento do continente, à estabilidade tectónica e aos efeitos de um padrão pouco usual das mudanças climáticas que afectaram o solo e a flora no decurso das eras

geológicas. Uma característica única da fauna australiana é a relativa escassez de mamíferos placentários, em oposição à abundância de marsupiais, um grupo de mamíferos que completam o seu desenvolvimento embrionário num marsúpio. 
Na Austrália vivem  numerosas espécies venenosas tais como o ornitorrinco, aranhas, escorpiões, polvos, medusas, moluscos e raias. Também possui mais espécies de serpentes venenosas do que inócuas, outro facto que mostra a singularidade da sua fauna







Animais como o coala ( um dos marsúpios mais conhecidos e acarinhados e que não é assim tão dócil como parece) o canguru( 50 espécies diferentes que exigem um controlo criterioso, dado o rápido crescimento e disseminação da população, e que nunca foi oficialmente declarado como emblema nacional da Austrália, embora todos o vejam dessa forma). o dingo( o cão selvagem australiano), o crocodilo-de-água-salgada ( o maior crocodilo do mundo, que pode alcançar 7 metros de comprimento) ,o pássaro-lira, o gato-tigre, a taipan-costeira ( a cobra mais venenosa do mundo), o curioso ornitorrinco ( mamífero cujo veneno nem sempre é mortal mas causa dores imensas por longo tempo, e é uma das mais estranhas criaturas do mundo animal) todos eles se passeiam pelos desertos do interior australiano, pelas zonas costeiras, pelos rios e, alguns, até pelas cidades.









No entanto para os conseguirmos ver tivemos que ir a um parque nos arredores de Sidney..
.


Como já referi numa mensagem anterior a jellyfish ou Vespa-do-Mar, é o ser vivo mais venenoso do mundo: corpo em forma de bola de basquetebol, com tentáculos que chegam aos 5 metros. O seu veneno mata em 2 minutos e uma única descarga pode vitimar 60 homens. Mesmo morta, o veneno continua activo por cerca de 24 horas.

Outro animal emblemático da Austrália é o Demónio da Tasmânia, herdeiro do extinto Lobo da Tasmânia (o último exemplar morreu em cativeiro, em 1936), nome derivado da forma como a espécie comunica entre si: com guinchos (“gritos”), que os aborígenes consideram ser a “fala” dos demónios, e por apresentar as orelhas vermelhas quando irritado ou prestes a atacar. É o maior marsupial carnívoro que existe hoje neste território.


Outro animal interessante é o Wombat - são quadrúpedes atarracados, com aproximadamente 1 metro de comprimento, com uma cauda curta e grossa.Os wombates cavam sistemas de tocas e túneis com seus dentes incisivos semelhantes aos dos roedores e com suas poderosas garras. Uma adaptação distinta dos wombates em relação aos outros marsupiais é o facto da abertura da sua bolsa ser virada para trás, assim, não há o problema de cair terra sobre o filhote enquanto a fêmea escava.Têm um metabolismo extraordinariamente baixo, levando aproximadamente de 8 a 14 dias para completar a digestão, o que os ajuda a sobreviver em condições áridas.
Wombat







segunda-feira, 26 de maio de 2014

NO FUNDO DA GARGANTA DAS BLUE MOUNTAINS


 Crê-se que os exploradores europeus Blaxland, Lawson e Wentworth descobriram pela primeira vez as Montanhas  Azuis por volta de 1613. No entanto, os aborígenes já por aqui andavam há mais de 14 mil anos.Vestígios aborígenes como acampamentos,  machados de moagem, sulcos, gravuras rupestres e ferramentas de pedra existem espalhados por  toda a região. Hoje, todas estas relíquias estão preservadas e sob protecção.
Cabeça de Wentworth
Resolvemos descer ao fundo da garganta..mas não iríamos descer os centenas de degraus de uma terrível escadaria.fomos  mais radicais pois atravessámos o "canyon" suspensos numa cabine. Dessa cabine vimos belas cascatas e a  formação rochosa denominada " Cabeça de Wentworth"



 Descemos de  teleférico para o fundo da garganta onde se podem fazer passeios através de trilhos no meio da floresta. O tempo estava óptimo e foi um prazer passear por ali. O teleférico é bem inclinado mas a descida permite termos panorâmicas lindas como mostra o pequeno video que filmei..






Passeando no fundo do Canyon...

Tinhamos que regressar e subir até ao nivel donde tínhamos partido...subimos no comboio com mais declive que existe no mundo...foi assustador...impensável conseguir tirar fotos..fica mais um video ..
























sexta-feira, 23 de maio de 2014

THE THREE SISTERS ( as três irmãs) nas BLUE MOUNTAINS

Um dos pontos mais apreciados das Bue Mountains l é, uma formação rochosa denominada  the Three Sisters ( as Três Irmãs). São três formações de rochas enormes e cada uma recebe um nome: Meehni (922 m), Wimlah (918 m), and Gunnedoo (906 m).

 Falando cientificamente , as três irmãs formaram-se através de erosões e  irão desaparecer completamente um dia.

Adorei a história aborigena da formação das  Três Irmãs...
 De acordo com uma história dos sonhos dos aborígenes, as três pedras de enorme formação, eram três lindas irmãs cujos nomes eram Meehni, Wimlah e Gunnedoo da tribo Katoomba. As três irmãs apaixonaram-se por três irmãos da tribo Nepean mas as suas leis tribais proibiam o casamento. Os três irmãos não aceitaram essa lei e tentaram capturar as três irmãs pela força. 

Isso causou uma grande batalha tribal e as vidas das três irmãs foram ameaçadas. O feiticeiro decidiu transformar as irmãs em pedras para protegê-las pensando reverter o feitiço só depois da batalha terminar. Infelizmente, o feiticeiro foi morto na batalha e as três irmãs permaneceram como formações rochosas enormes e belas até hoje. 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

AS MONTANHAS AZUIS - BLUE MOUNTAINS


Quem vem a Austrália e gosta da natureza , como nós, não pode deixar de explorar um lugar chamado Blue Mountains, ou Montanhas Azuis. O local é divino. Enorme. Inspirante. Com rochas, desfiladeiros, vegetação vasta, fauna e flora únicas.Com estruturas geológicas que ultrapassam mil metros, a vegetação predominante natural da floresta é de eucalíptos, comida favorita dos Koalas.
 





 As Montanhas Azuis ou Blue Mountains, são uma cadeia de montanhas localizada a 100 kms a oeste de Sydney. Vistas de longe, as Montanhas são mesmo azuis, mas só de longe.... Devem o seu nome à neblina azul que paira sobre as montanhas produzida pelo óleo de eucalipto, árvores muito abundantes na região. 

Há alguns mirantes fabulosos e pontos de interesse no caminho para as montanhas. excelentes vistas sobre o vale Jamison e, claro, sobre a espectacular cabeça de Wentworth


Cada vez que se pára, à beira de um penhasco, aparece um cenário novo e inspirador para contemplar.

As Blue Mountains é mesmo um lugar especial.



quinta-feira, 15 de maio de 2014

BONDI BEACH: A MAIS CONHECIDA PRAIA DE SIDNEY

Estando em  Sidney, uma vista à Bondi Beach éimperdível, pois fica a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade  e o caminho até lá é muito bonito.Passámos por baías com seus portos e pela " porta de entrada" da Baía de Sidney.











Bondi Beach é uma praia mundialmente conhecida e  uma das mais famosas da Austrália.Provavelmente já apareceu em mais cartões postais, programas de televisão e filmes do que qualquer outra praia australiana.
Todos os anos, milhares de pessoas, dsde mochileiros a bilionários, vêm para a areia dourada dessa larga praia urbana, de um quilômetro de extensão, para passear, correr ou relaxar ao sol. A apenas 10 quilômetros de distância do centro da cidade, Bondi Beach é uma das praias mais animadas de Sydney. Ela é palco de eventos o ano todo, desde exposições de arte da comunidade até maratonas de corrida do City to Surf.

Bondi também é o lar do surf e dos salva-vidas australianos. O Bondi Life Saving Club, fundado em 1906, é o mais antigo da Austrália. No verão, a praia é patrulhada por salva-vidas voluntários, que asseguram que os banhistas permaneçam entre as bandeiras de segurança vermelhas e amarelas icônicas da Austrália. Nas manhãs de domingo, pode-se ver os "Nippers", os futuros salva-vidas australianos, aprendendo o ofício desde jovens. As águas calmas e protegidas desta praia também são um lugar perfeito para aprender a surfar e por isso existem diversas escolas de surf local.





A rua principal, à beira-mar, chama-se Campbell Parade, e aí encontramos uma diversidade de lojas de  artigos de surf e de moda, cafés ao ar livre e bares. Ela é um ponto de encontro famoso para a sociedade  de Sydney.

Gostei de conhecer a praia embora acostumada às belas praias portuguesas não a achei nada de especial. No entanto reconheço que na zona onde está deve ser muito apreciada porque a vigilância constante permite que os utentes se sintam " protegidos" contra tubaroes, jellyifish e outros perdedores terríveis que existem neste país. Depois de ter visto belissimas praias desertas por causa dos referidos perdedores dei mais valor a esta praia nos arredores de Sidney..



segunda-feira, 12 de maio de 2014

A ÓPERA DE SIDNEY E A HARBOUR BRIDGE


A  Ópera de Sydney é um dos edifícios de espectáculo mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, 
A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney. É um postal muito conhecido desta cidade e foi emocionante ver "ao vivo"..foi o concretizar de um sonho..

Uzon ganhou o concurso internacional de arquitectura para a Ópera de Sydney em 1957, aos 38 anos. Havia 232 candidatos e terá sido o arquitecto finlandês Eero Saarinen, que fazia parte do júri, a apoiar o seu projecto. Fez a obra com o engenheiro anglo-dinamarquês Ove Arup e o edifício demorou anos a ser construído (de 1956 a 1973). A polémica instalou-se e, em 1966, quando Jorn Utzon abandonou a direcção da obra e a Austrália, para onde se tinha mudado com a sua família.
As razões deste afastamento terão sido as divergências que o arquitecto teve com o seu cliente por causa da acústica e da derrapagem no orçamento (em mais de mil por cento).
Quando o edifício da Ópera de Sydney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou a Oceania no mapa mundial. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.




Sydney Harbour Bridge , sobre a Baía de Sydney, liga o centro financeiro de Sydney com a costa norte, residencial e comercial.
Concluída em 1932, demorou 8 anos a ser construída. O comprimento total do tabuleiro principal são 1 149m. O arco que suporta o tabuleiro, tem um comprimento de 503m e um peso de 39 000 toneladas. O ponto mais alto do arco está 134m acima do nível do mar.
A ponte era a estrutura mais alta da cidade até 1967. De acordo com registros do Guinness Book, é a ponte mais larga e também é a ponte de arco em aço mais elevada do mundo. É também a ponte em formato de arco mais longa do mundo.


Estas duas estruturas complementam-se em beleza e o que seria de Sidney sem eles?

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A BAÍA DE SIDNEY


Situado na baía de Sydney, ao lado de Circular Quay, The Rocks é o ponto onde se iníciou a povoação européia na Austrália.
CIRCULAR QUAY

 O bairro é conhecido por suas ruas coloridas e edifícios elegantemente restaurados, estabelecimentos de entretenimento e lojas de especialidades. No Circular Quay são feitas as conexões entre barcos, comboios e autocarros que ligam os subúrbios ao centro da cidade.





A Sydney Opera House é sem dúvida o principal ícone da arquitetura australiana. Um marco construído no Bennelong Point, onde ópera, ballet, teatro e música arrepiam os espectadores pela performance em harmonia com beleza do local. Assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Sydney é um espetáculo imperdível.
DARLING HARBOUR
O Darling Harbour, região portuária que foi totalmente restaurada e abriga actualmente algumas das melhores  zonas de entretenimento da cidade. 
VUm pequeno video da baia de Sidney filmado ( mal..) por mim..




segunda-feira, 5 de maio de 2014

SIDNEY

Sede dos Jogos Olímpicos de 2000, Sydney é uma das cidades mais modernas e agradáveis do planeta e onde fica evidente, mesmo  numa megalópole com 5 milhões de habitantes, a relação dos australianos com o mar.



O Centro é cortado por largas avenidas com prédios altos, sendo a maioria de escritórios comerciais. Apesar de Sydney ser a mais conhecida e antiga cidade da Australia, não é o centro financeiro Australiano pois a cidade de Melbourne nesse aspecto, concentra um número infinitamente maior de  grandes empresas Australianas e multinacionais, bem como ofertas de empregos especializados.




Sydney é uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália. Segundo o levantamento Mercer sobre custo de vida, Sydney é a mais cara cidade da Austrália e a 15ª mais cara do planeta.



Sydney é uma cidade deslumbrante e vibrante, construída à volta de uma das baías mais bonitas do mundo, com praias cintilantes e de fácil acesso ao coração da cidade 
Além da sua extraordinária beleza e estrutura, Sydney  torna-se fascinante pela mistura de etnias que circulam pelas ruas, mostrando que paz e harmonia é um processo natural da civilização humana.