quinta-feira, 31 de maio de 2012

LIMA - CIRCUITO MÁGICO DA ÁGUA - videos 2


Continuando no Circuito mágico da água...Bailando...


Neste pequeno video pode-se ver bem  o jogo das fontes/musica /efeitos opticos


Algumas danças típicas do Peru





E para finalizar em beleza..o Hino da Alegria..adorei!!!!!





LIMA - O CIRCUITO MÁGICO DA ÁGUA-videos 1

Em Lima fomos à noite visitar O Circuito Mágico del Agua que esta localizado na área do Parque de la Reserva, um grande parque instalado no coração da cidade de Lima.
Inaugurado em 1929, foi um procurado destino de lazer dos moradores da cidade, mas caiu em desuso e se deteriou. 
Totalmente remodelado, o parque foi reaberto ao público em 2000, mas sua maior atração só seria inaugurada em 2006: o Circuito Mágico Del Agua. 
O Circuito conta com treze fontes, todas controladas por computador, com jatos que podem chegar a até 80 metros de altura. 
O conjunto de música, luz, cores e imagens cria uma atmosfera única, repleta de magia, que me deixou encantada
Também deixou tão encantado o meu marido que para pagar um serviço de táxi no valor de 25 dolares deu uma gorgeta de 100 dolares.....realmente estranhei um agradecimento tão grande, tanta reverência do motorista e só quando o meu marido olhou para a carteira e viu que se tinha enganado é que percebi....acontece...mal de uns , bem de outros..
Vou inserir alguns filmes feitos com dificuldade devido à quantidade de pessoas presentes no local....Foi uma noite mágica...Note-se que a projecção e jogo de luzes é feito sobre fontes de água..



El condor pasa...





Quando as flores apareceram foi um ÓÓÓÓ!!!!!!!!!!! WOW!!!!!!geral. Poesia na água...


























quarta-feira, 30 de maio de 2012

LIMA - FOTOS ABSTRACTAS EM TONS DE AZUL...

Enquanto passeávamos pelo belíssimo bairro Miraflores  em Lima não resisti a clicar várias fachadas de prédios...eis o resultado..









terça-feira, 29 de maio de 2012

LIMA - MONUMENTOS ARQUEOLÓGICOS

Num dos bairros mais centrais e bonitos de Lima, bairro de St. Isidro, encontram-se as ruínas de uma grande pirâmide - HUACA HUALLAMARCA  que estão a ser sujeitas a estudos e obras de preservação.


É uma construção pré-inca que data do século I e foi uma das mais importantes obras da cultura Pinazo.


Neste monumento foi encontrado em posteriores escavações túneis e salas pintadas e um cemitério. Pode-se ver no museu local uma múmia que possuía extensões no cabelo de 2m e se encontrava na posição fetal para poder regressar à vida...

A foto não está nada bem..foi a possivel devido à protecção de vidro, reflexos e iluminação...


domingo, 27 de maio de 2012

LIMA- CONVENTO DE S. FRANCISCO




O conjunto da Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande é um complexo arquitetônico  declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO  sendo um exemplo superior da arquitetura peruana do período colonial.
Logo na fundação de Lima, em 1535Pizarro traçou o plano geral da cidade e delimitou uma área para a Ordem Franciscana dos Doze Apóstolos, onde o Frei Francisco de la Cruz ergueu uma capelinha. Depois de certo tempo o frei teve de partir, e não havendo substituto, a capela foi entregue aos Dominicanos, . Chegando em Lima Francisco de Santa Ana em 1564, tratou logo de erguer uma pequena igreja que posteriormente foi ampliada junto com o convento pelo Vice-Rei do Peru Andrés Hurtado de Mendoza, protetor da Ordem


Além da basílica, o convento também possui diversos ambientes com rica decoração, com tantas obras de arte que pode ser considerado um verdadeiro museu


















Um dos belos claustros do convento e mais uma vez admirámos os belos jardins extremamente bem cuidados..












Subimos degraus, degraus e mais degraus para visitar uma das torres.. valeu o sacrifício pois a vista abrangente de Lima era excelente.














Connosco e semnosco...








Noutro claustro existe uma série de 39 telas representando cenas da vida de São Francisco  são especialmente notáveis os azulejos sevilhanos pintados com cenas diversas.
Chegava ao fim a visita...





sábado, 26 de maio de 2012

LIMA - CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico de Lima é Património da Humanidade devido à sua originalidade e concentração de 608 monumentos históricos construídos na época da presencia hispânica.
Foi na Plaza Mayor que Francisco Pizarro fundou Lima em 1535. Nela estão representados os principais poderes do Peru, através do Palácio do Governo, do Palácio Municipal e da Catedral
A Catedral ao fundo..e que belos jardins tem Lima...



Nas edificações do centro histórico de Lima há muitíssimos balcões da época republicana que outorgam uma característica muito singular a esta cidade


Palácio do Governo


Adorei os balcões de madeira...


Todos os prédios da zona envolvente à Plaza Mayor são amarelos , transmitindo uma enorme alegria à cidade, juntamente com os seus belos arranjos florais. 
Uma verdadeira surpresa no bom sentido, claro..

Nas arcadas do centro histórico de Lima




sexta-feira, 25 de maio de 2012

PASSEANDO POR LIMA - PERU

Depois de muitas horas de viagem chegámos à capital do Peru.
A primeira boa impressão foi o excelente clima, com uma bela temperatura e apesar de algumas nuvens no céu a quase certeza de que nunca chove em Lima...
Hospedados no bairro Miraflores ( um dos zonas com mais prestigio da cidade) começámos por visitar o Parque do Amor, uma das mais concorridas áreas verdes com vista para o Oceano Pacífico 




O Parque do Amor chama a atenção pelos sinuosos bancos decorados com mosaicos coloridos inspirados no Parque Güell, uma das maravilhas arquitectónicas desenhadas por Gaudí para Barcelona.Sinceramente não apreciei muito ...é bonito, mas não passa de uma cópia com falta de contexto...



Neste parque peruano, há ainda a escultura gigante "El beso" ("O beijo"), de Victor Delfin. O monumento confere um toque kitsch ao lugar..



Como foi inaugurado em 1993, este é um dos beijos mais longos do mundo...beijam-se há  19 anos..é obra!!


No Parque do Amor
Sempre carregada...





quarta-feira, 23 de maio de 2012

PLAYA BACHA / GALÁPAGOS

Desembarcámos no lado norte da Ilha de Santa Cruz, em Playa Bacha.








Esta praia é o centro mais importante de ninhos de tartarugas marinhas do arquipélago e é um paraíso!!








Atrás da praia  encontram -se duas pequenas lagoas habitadas por flamingos, iguanas, aves marinhas e gaivotas que também são servidos por uma vegetação endêmica e nativa do lugar, como mangues vermelhos e pretos e arbustos.
Mas é sina minha não conseguir ver flamingos..naquele dia tinham voado para outro lado..nem um...
Encontrámos iguanas marinhas que são bem mais feias que as terrestres..


As belas lagoas na parte de trás da praia..mas sem flamingos...




Não resistimos e fomos tomar banho..a água estava óptima Tudo estava sereno e adorámos a companhia de uma tartaruga a nadar connosco..mas quando apareceu um tubarão com 1m , saí da água, apesar de garantirem que aquela espécie não fazia mal. Mas pelo sim pelo não...



Talvez tivesse sido preferível ter ficado na água. Tinham-nos avisado que molhados seriámos atacados por moscas enormes que nos iriam morder até fazer sangue..não tinha acreditado pois nem uma mosca era visível...engano meu!! O guia tinha razão e tivemos que recolher rapidamente ao barco enquanto fiozitos de sangue escorriam pelas pernas...



Estava na hora de embarcarmos...na hora de dizer adeus às Galápagos.
Senti-me uma privilegiada por ter tido oportunidade de conhecer estas ilhas.
O primeiro terço da viagem estava cumprido...no dia seguinte estaríamos de partida para Lima capital do Perú.




ILHAS PLAZAS/ GALÁPAGOS- UMA HISTÓRIA DE AMOR

As fragatas são aves cujo nome  está relacionado com o seu hábito de assaltar outras aves marinhas, tal como as fragatas de guerra ( navios).
As fragatas são aves de grande porte, com asas compridas e estreitas que representam a menor superfície de asa por unidade de peso do mundo das aves. Têm cerca de 1 metro de comprimento, mais de dois de envergadura e uma cauda longa e bifurcada. A sua plumagem é geralmente preta ou preta e branco e os macho apresentam um com saco gular vermelho.
As fragatas não conseguem andar em terra, nadar nem levantar voo de uma superfície plana. São por isso aves pelágicas que só pousam em penhascos durante a época de reprodução. São no entanto aves extremamente rápidas em voo picado sobre o mar ou sobre outras aves.

Nas ilhas Plazas existem colónias destas aves e assisti a uma  história de amor ..

Uma bela fêmea estava a ser assediada por dois machos que se tentavam superar mostrando os seus atributos...



Enquanto um mostrava a envergadura das suas asas, dizendo:
 - Vê..são grandes para te aconchegar no meu peito e para que tu possas ter um bom ombro para te apoiares nas horas amargas..
O outro dizia:
 - Ouve o meu canto..posso embalar-te e fazer-te sonhar sempre que precisares de mim..




Mas ela mantinha-se indecisa....até que o cantor, desesperado e cansado, anunciou ao seu persistente rival:

- Fica com ela!! Desisto!! Detesto mulheres indecisas! Além disso ela, afinal, não é tão bonita assim...vou procurar melhor...



Se o disse..assim o fez..


Enfim sós...começaram a construir o ninho e foram felizes para sempre  ( será?)...







terça-feira, 22 de maio de 2012

ILHAS PLAZAS/ GALÁPAGOS

Outro dia...outra viagem..hoje  até às ilhas Plazas. Desembarcámos no canal que fica entre as duas ilhas num mar cheio de raias manta.
Mais uma vez o desembarque foi feito através de lanchas...mais uma vez aceitei a mão de todos (voluntários e não só...)


Ainda na lancha rodeámos um pouco a ilha para observarmos uma colónia de uns pássaros que achei lindíssimos devido à cor das suas patas - Booby de patas azuis.
Tirei duas fotos minimamente apresentáveis...e não foi fácil, pois tinha que me segurar, a minha câmara é pesada e havia ondulação...


As estrias brancas nas rochas são devidas à acumulação de excrementos desta colónia de Boobys


Numa rocha a mãe leoa brincava com a sua cria...



Estávamos a ser sobrevoados por outras aves pouco amistosas




Desmbarcámos finalmente na ilha...





domingo, 20 de maio de 2012

SNORKELING - GALÁPAGOS

Enquanto almoçávamos o iate foi-se aproximando de uma enseada com água verde esmeralda da ilha de Stª Cruz.


Esta enseada é segura- dizia o guia- não há perigo de aparecerem tubarões. Por isso quem quiser pode fazer snorkeling
- snorkeling? agora? acabámos de almoçar?
- A água está a uma boa temperatura ..e não vão esquecer este mergulho..
Pois..pensei eu..se sobrevivermos para o recordar..eu não vou!! mas  não gosto de ficar para trás e vi que todos se preparavam para mergulhar...vacilei. Tinha um outro problema..não tinha trazido fato de banho!!
- Mas quem é que vem para um sítio destes sem fato de banho????? perguntava o meu marido incrédulo..ele tinha razão mas a mala tinha sido feita tão a correr...desculpas..
Antes de tomar uma decisão resolvi esperar pela reacção dos primeiros passageiros que se tinham atirado ao mar. Morreram? Não! nadavam calmamente..

A tentação era cada vez maior e não resisti..vesti uns calções ( grandes e compridos..) do meu marido e com uma Tshirt achei que podia tentar. Dificilmente vou esquecer a cara do guia quando me viu aparecer com aqueles trajes..deve ter achado que pertencia a uma religião especial..
Não confiou em mim quando lhe disse que nadava bem..
-Olhe que não há pé..é fundo..vamos ajudá-la.
- Não é preciso, garanto-lhe
Mas com o aspecto de bimba com que eu devia estar ( nem olhei para o espelho para não desanimar..) ele não acreditou e um dos marinheiros foi para a água para me ajudar...só que nado mesmo bem e senti-me um pouco "vingada" pela minha triste figura.
E valeu a pena!!!!!! Vimos uma bela diversidade de peixes multicolores ..fantástico..inolvidável!!



Voltámos para o barco e regressámos ao hotel..Mas que belo dia tínhamos passado!!!